Nas primeiras horas da madrugada desta segunda-feira, 4, um homem de 56 anos foi morto após tentar invadir uma residência e furtar uma motocicleta na Rua João Amâncio Martinho, no balneário Caravelas, em Matinhos. A Polícia Militar (PM) foi acionada para atender à ocorrência de invasão de domicílio e tentativa de furto.
De acordo com o relato da vítima, uma mulher de 23 anos, o suspeito, posteriormente identificado como Reinaldo dos Santos Ferreira, já havia sido visto rondando a casa dias antes. Durante esse período, o homem teria até mesmo interagido com o cachorro da residência, aparentando querer ganhar sua confiança.
No horário do ocorrido, às 01h20, a vítima e duas pessoas que estavam com ela ouviram ruídos vindos da área externa da casa. Ao verificar, eles avistaram o suspeito tentando furtar a sua motocicleta que estava na garagem e imediatamente o confrontou, avisando que chamaria a polícia. O invasor, então, recuou momentaneamente.
Logo após, Reinaldo teria utilizado uma escada que estava posicionada no muro para invadir a estação de tratamento da Sanepar, que fica ao lado da residência. Um vizinho de 70 anos, que também ouviu o barulho, avistou o homem na estação e o advertiu para sair, mas o criminoso o ameaçou de morte, simulando estar armado e gesticulando como se apertasse o gatilho de uma arma.
Com a chegada da equipe policial, as vítimas informaram que o suspeito estava escondido nas dependências da estação. A guarnição adentrou o local, onde a visibilidade era muito baixa, e iniciou as buscas. Em determinado momento, ao se aproximarem de uma construção, os policiais foram surpreendidos pelo indivíduo, que apontou um objeto escuro, imitando uma arma de fogo, em direção aos militares. Sem alternativas e em resposta à aparente ameaça, os policiais dispararam contra o invasor, que foi ferido e neutralizado.
Uma equipe do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) do Corpo de Bombeiros foi chamada para prestar socorro a Reinaldo, que foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Municipal. No entanto, ele não resistiu aos ferimentos.
Equipes da Criminalística e da Polícia Civil (PC) estiveram no local para realizar a perícia e recolher o simulacro de arma de fogo utilizado pelo suspeito, que foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Matinhos, para os procedimentos de praxe.