Ponte de Guaratuba alcança 50% de conclusão após um ano do início das obras

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Em ritmo acelerado, a construção da Ponte de Guaratuba chegou à metade da execução. O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve no canteiro de obras, nesta quinta-feira (1), para acompanhar a evolução da obra. A estrutura é uma das maiores intervenções em execução no Paraná, com investimentos de R$ 386,9 milhões do Governo do Estado.

Durante a visita do governador, a obra também recebeu uma benção do padre Reginaldo Manzotti. A ponte é aguardada há décadas por moradores do Litoral e turistas. A previsão é que a obra esteja concluída em abril de 2026.

“Hoje chegamos à metade da obra, um marco importante para uma das obras mais importantes em execução no Estado. Há 40 anos, a população aguardava por esta ponte e, depois de muito trabalho, estamos agora em uma contagem regressiva. Enfrentamos muitos desafios, fizemos muitos estudos e agora o povo paranaense tem a confiança de que ela vai ser entregue até o começo de 2026”, afirmou o governador.

MODERNIDADE – Quando concluída, a Ponte de Guaratuba será uma estrutura moderna e completa, projetada para atender às necessidades da população e do turismo na região. “Estamos dentro do prazo estipulado. Isso acontece porque fizemos um projeto muito sólido e porque temos quase 700 trabalhadores aqui se esforçando diariamente para entregar este sonho de todos os paranaenses, especialmente daqueles do nosso Litoral”, disse Ratinho Junior.

Assim que for finalizada, a ponte terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas de concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo.”Esta será a última temporada do ferry-boat. Por muitos anos ele deu a contribuição dele, foi importante para o Litoral, mas a partir de abril teremos uma ponte pronta e moderna para servir os municípios de Guaratuba e Matinhos”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Obras como essa têm qualificado a infraestrutura paranaense como referência nacional, com obras históricas sendo viabilizadas. “Por onde eu vou pelo Brasil, as pessoas têm uma boa referência do Paraná. Isso dá muito orgulho a todos nós e é uma honra poder abençoar todos os trabalhadores que estão construindo este sonho aqui”, disse o padre Reginaldo Manzotti.

OBRA – Com o avanço das obras, já é possível visualizar boa parte do traçado da ponte, que terá 1.244 metros de extensão. Ao todo, já foram utilizadas mais de 2 mil toneladas de aço e 14 mil metros cúbicos de concreto, mobilizando mais de 600 trabalhadores.

No trecho estaiado, a parte mais complexa e imponente da obra, os trabalhos já mostram resultados expressivos. As torres principais, que darão sustentação aos cabos de aço da ponte, estão com suas fundações e pilares concluídos. Agora, as equipes concentram esforços na construção da chamada aduela de partida, uma estrutura que funciona como ponto inicial para a construção do tabuleiro da ponte.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

Mais recentes

Rolar para cima