Na tarde de terça-feira (7), durante os trabalhos da Operação Verão Maior Paraná 2024/2025, uma equipe do BPChoque, da Polícia Militar, realizou o resgate de uma criança de apenas quatro anos que havia se afogado em uma piscina, em Matinhos.
A Cabo Juliana Curotto, integrante da equipe, relatou que a ação começou quando estavam em deslocamento pela rodovia e avistaram um homem acenando desesperado, pedindo ajuda. “Ele nos informou que uma criança estava se afogando em uma residência. Encostamos a viatura e encontramos a avó com o menino no colo. Ele estava com sinais vitais muito fracos, o corpo amolecido e revirando os olhos”.
Diante da gravidade do caso, os policiais decidiram agir rapidamente. “Colocamos a criança no meu colo, na viatura, e a posicionei de lado para facilitar a expulsão da água dos pulmões. Durante o deslocamento para a UPA de Matinhos, conseguimos estabilizá-lo parcialmente”, explicou a cabo.
Ao chegarem à unidade de saúde, a equipe médica já estava preparada, graças ao contato prévio feito pelos policiais via rádio. Na sequência, foi transferido para o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, onde recebeu atendimento e foi liberado.
Segundo informações apuradas pelos vizinhos, a criança teria ficado cerca de cinco minutos submersa na água. A rápida intervenção da equipe da Polícia Militar foi considerada essencial para salvar sua vida.