Paranaguá pode ter mais de 4 mil títulos cancelados se não regularizarem situação até 19 de maio

Para regularizar, basta pagar uma multa de apenas R$ 3,50, que pode ser feito presencialmente no Fórum Eleitoral de Paranaguá.

A Justiça Eleitoral está em alerta para uma situação que pode afetar mais de 4 mil eleitores em Paranaguá. Quem não compareceu às três últimas votações e tampouco justificou suas ausências tem até o próximo dia 19 de maio para regularizar o título de eleitor. Caso contrário, terá o documento cancelado.

A regra vale para eleitores cujo voto é obrigatório e que não participaram das últimas eleições, incluindo a de prefeito no ano passado e os dois turnos das eleições gerais (governador e presidente) de quatro anos atrás.

Juiz eleitoral, dr. Leonardo Mounic Lago. Foto: Maickon Chemure

Para regularizar, basta pagar uma multa de apenas R$ 3,50. O procedimento pode ser feito presencialmente no Fórum Eleitoral de Paranaguá, que funciona de segunda a sexta, das 12h às 18h, ou de forma online, pelo site do TSE (www.tse.jus.br) ou no aplicativo e-Título.

Mesmo quem não sabe o número do seu título pode consultar a situação informando o nome completo, o nome da mãe e a data de nascimento nos canais eletrônicos da Justiça Eleitoral.

Estão isentos dessa obrigação:

Maiores de 70 anos

Pessoas com menos de 18 anos

Eleitores com deficiência que possuem isenção formal da Justiça Eleitoral

Consequências do título cancelado

Deixar o título de eleitor irregular pode trazer diversos prejuízos, como:

Impedimento para tirar ou renovar o passaporte

Dificuldade para obter CPF

Impossibilidade de participar de concursos públicos

Restrição para empréstimos em bancos públicos (como Caixa e Banco do Brasil)

Problemas para matrícula ou renovação em instituições públicas de ensino

O juiz eleitoral Dr. Leonardo Mounic Lago, reforça o alerta: “Evite transtornos. Regularize a sua situação até o dia 19 de maio para garantir que você estará apto a votar nas eleições do ano que vem. O processo é simples, barato e pode ser feito até pelo celular.”

Mais recentes

Rolar para cima