Gaturamo-verdadeiro vence a “disputa” e será a ave símbolo de Antonina

Com um total de 462 votos, representando 28% das escolhas, o colorido pássaro superou outros concorrentes. Foto: Divulgação

Antonina, cidade litorânea conhecida por suas belezas naturais e pelo crescente turismo de observação de aves, anunciou nesta quarta-feira (06) a ave símbolo do município: o Gaturamo-verdadeiro.

Com um total de 462 votos, representando 28% das escolhas, o colorido pássaro superou outros concorrentes como o Beija-flor de fronte violeta, a Garça azul, o Pica-pau-rei e o Tangará, em uma votação promovida pela Prefeitura em conjunto com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo).

A escolha reflete a importância da biodiversidade para Antonina e o compromisso em preservar suas riquezas naturais.

O Gaturamo-verdadeiro, apresenta dimorfismo sexual: os machos são coloridos de preto brilhante com reflexos de azul-violáceo no dorso, enquanto a parte inferior é de um amarelo vivo. Na cauda as penas externas têm manchas brancas e no topo da cabeça, sobre o bico, há uma mancha amarela. As fêmeas e as aves imaturas têm cor olivácea-escura com o ventre mais claro. Medem 12 cm de comprimento, pesando 15 g.

A campanha de escolha da ave símbolo teve como objetivo não apenas eleger uma representante da fauna local, mas também incentivar o turismo de observação de aves, promovendo a conscientização ambiental e o apreço pela avifauna da região.

Mais recentes

Rolar para cima