Por volta das 18h do dia 2 de janeiro de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) foi acionado via telefone de emergência (193) para atendimento a ocorrência de afogamento na cachoeira do Jajá, no município de Morretes.
Foram designados para o atendimento diversas equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná: Tático Móvel, Ambulância, Oficial de Área do 8° Batalhão de Bombeiro Militar e Oficial de Praia, que atende Morretes e Ilha do Mel. Além de contar o apoio médico da Concessionária EPR Litoral Pioneiro.
A aeronave do BPMOA foi acionada, no entanto, por razão de mal tempo não conseguiu se aproximar para pouso.Foram realizadas técnicas de mergulho livre e com equipamento autônomo de mergulho.
No local, a informação repassada foi que havia uma adolescente (14 anos) que sofrera uma queda na cachoeira e, na tentativa de salvá-la, o namorado (14 anos) e o namorado da mãe da adolescente (35 anos) entraram na água.
A adolescente conseguiu sair, no entanto, o padrasto e o namorado vieram a se afogar.Até a chegada da primeira equipe do CBMPR no local, as vítimas já estavam submersas há 20 minutos.
Após a chegada da equipe, em apenas 10 minutos de operação, ambas as vítimas foram encontradas no vórtex da cachoeira. Foram realizadas as manobras ressuscitação cardiopulmonar, no entanto, não lograram êxito, sendo declarado óbito de ambas as vítimas no local.
O local da ocorrência ficou sob responsabilidade da Polícia Cívil para as medidas pertinentes. A equipe de guarda-vidas, que estava de prontidão na região, imediatamente se dirigiu ao local para realizar o salvamento. Durante a operação, uma das vítimas conseguiu sair da água por conta própria e relatou aos socorristas que o rapaz com quem estava havia afundado.
Com informações do Corpo de Bombeiros