Dona Sônia, moradora do Jardim Iguaçu, tem uma história que mistura dedicação, amor e sabor. Casada há 37 anos, ela é mãe de três filhos que enchem seu coração de orgulho. Daniele, formada em assistência social, Carlos Daniel, advogado, e Thiago Moreira, que está concluindo o ensino superior.
Os que passaram pelos corredores do Colégio Estadual Profª Zilah dos Santos Batista, onde a presença de Dona Sônia se tornou parte da rotina de gerações.
Todos os dias de semana, entre 15h e 17h40, ela é figura certa em frente ao colégio. Seu guarda-sol atrai alunos de hoje e de ontem, muitos trazendo seus próprios filhos para reviver os sabores que marcaram suas infâncias. Dona Sônia não é aposentada e continua trabalhando com alegria.
Há 33 anos, ela serve pizzas, misto-quentes, doguinhos e hambúrgueres, com a famosa maionese caseira que conserva o mesmo sabor de sempre.
Em 16 de dezembro, Dona Sônia completa 60 anos, metade deles dedicados ao comércio de salgados. “O que me sustentou até aqui foram meus clientes, com muito carinho, abraço, beijo e respeito. Isso me manteve firme todos esses anos de trabalho”, diz ela com emoção. Entre risadas e lembranças, ela relembra histórias dos antigos alunos que hoje trazem seus filhos. Eles falam dos tempos do refrigerante de pacotinho e das garrafas de vidro de guaraná Brahma e Crush Laranja, proibidas de entrar na escola.
“Deus me mantém no mesmo lugar para que meus antigos clientes possam me visitar e lembrar do passado com carinho e pureza de uma criança”, afirma Dona Sônia. E assim, com cada lanche servido, ela preserva memórias e cria novas histórias, sempre com um sorriso no rosto e a satisfação de alimentar gerações.
Quem quiser matar a saudade do passado saboreando um excelente salgado e conversar com Dona Sônia pode ir até a frente do Colégio Zilah ou fazer sua encomenda pelo telefone (41) 99174-4435.
Texto: Repórter Matheus Carvalho