A Portos do Paraná realizou nesta semana a primeira simulação de manobras e estudos náuticos com navios de cruzeiro. Uma equipe de engenheiros participou do estudo e os resultados serão incorporados ao projeto básico para implantação do berço de Cruzeiros de Paranaguá. Os testes ocorreram no Tanque de Provas Numérico da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (TPN-USP), em São Paulo, entre quarta e sexta-feira (19 e 21).
Para avaliar diversas condições de chegada e partida de navios de passageiros, foram projetadas embarcações com capacidade de cinco mil pessoas e comprimento total (LOA) de até 337 metros. “Estamos analisando a atracação de navios de cruzeiro para, no futuro, implantarmos um berço para estas embarcações. Essa é uma forma de apoiarmos o desenvolvimento do turismo local”, afirmou o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo.
Utilizando informações coletadas na Baía de Paranaguá, como marés, correntezas e rajadas de vento, o simulador realiza cálculos e projeta, em tempo real, diferentes cenários de manobras dos navios. As imagens são exibidas por 32 projetores em uma tela de 12 metros de diâmetro, proporcionando visão em 360°. A sala de simulação reproduz um passadiço semelhante ao de um navio real.
A última simulação com a participação da Portos do Paraná ocorreu em janeiro de 2024, com o objetivo de atualizar os padrões de segurança adotados nas manobras que utilizam rebocadores portuários, considerando todas as especificidades das diferentes manobras que ocorrem no Porto de Paranaguá e Antonina.
Com informações da Agência Estadual de Notícias