Em alta com os veranistas do Litoral do Paraná, o sertanejo terá mais um fim de semana de gala dentro do Verão Maior Paraná 2024/2025. Com a renomada dupla Zezé Di Camargo e Luciano e o ritmo contagiante do paranaense Michel Teló como atrações principais, o gênero vai tomar conta dos palcos de Matinhos e Pontal do Paraná entre a próxima sexta-feira (7) e domingo (9). Em três dias, serão seis artistas e diferentes vertentes do sertanejo para curtir.
Os “filhos de Francisco” estão na estrada desde 1991 e fazem parte da geração que ajudou a catapultar o sertanejo às paradas de sucesso. Com uma lista enorme de hits, como “É o amor”, “No Dia Em Que Eu Saí de Casa”, “Você vai ver” e “Sem medo de ser feliz”, os irmãos continuam mobilizando uma legião de fãs apaixonados Brasil afora, exibindo no repertório um mix de canções do sertanejo raiz e do sertanejo mais moderno. Na plataforma Spotify eles têm mais de 4,5 milhões de ouvintes mensais. No Verão Maior vão comandar o espetáculo – e cantar com o público – no sábado (8), às 22 horas, em Matinhos. A dupla, aliás, encerrou em alto estilo os shows do Verão Maior Paraná de 2024.
No dia seguinte, também em Matinhos, caberá a um astro solitário fechar mais uma etapa de diversão no Litoral. Michel Teló, nascido em Medianeira, no Oeste do Paraná, é de uma geração que já encontrou o sertanejo enraizado no mercado musical brasileiro, mas ajudou a elevá-lo ao patamar de preferência nacional. Lançou seu primeiro álbum solo em 2009 e não demorou a virar sensação no mundo todo com o single “Ai se eu te pego”, em 2011 – cujo vídeo oficial já teve mais de 1,2 bilhão de visualizações no YouTube. Com desenvoltura no palco e visitando antigos modões, ele se consolidou como uma das caras no sertanejo. Atualmente, tem mais de 3,3 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Ele estreia no palco de Matinhos às 17 horas de domingo, com canções como “Humilde residência” e “Ei, psiu! Beijo me liga”.
Antes disso, nesse mesmo palco, quem dará os primeiros acordes é a dupla João Bosco & Vinícius, a partir das 21 horas de sexta-feira. Os parceiros são responsáveis, em parte, pelo surgimento do termo sertanejo universitário. Foi durante a graduação, tocando para esse público, que suas músicas sertanejas com influência do pop e do rock romperam as barreiras do Mato Grosso do Sul e ganharam os câmpus por todo o país.
Criaram nesse período uma sólida base de fãs que mais tarde os impulsionaria ao estrelato. “Chora, me liga”, de 2008, repetida à exaustão até hoje, transformou os amigos de infância em celebridades. “Segunda taça”, “Bloqueia eu” e “Sufoco” são outros de seus hits que não saem da boca do público. No Spotify, os ouvintes mensais da parceria passam de 4,3 milhões.
Em Pontal do Paraná, o primeiro show do próximo fim de semana será de Felipe Araújo, que representa a nova geração da música sertaneja. Ele, que também é compositor, vem apostando na aproximação com outros gêneros musicais, como o pagode, o samba e a bachata. Suas músicas são sucesso no streaming. “Atrasadinha”, por exemplo, em parceria com Ferrugem, tem quase 500 milhões de visualizações no YouTube, canal no qual o artista tem mais de 5,3 milhões de inscritos. No Spotify, seus ouvintes mensais são mais de 7 milhões. Irmão do também cantor Cristiano Araújo, que morreu em um trágico acidente de carro em 2015, Felipe se apresenta em Pontal do Paraná, na sexta-feira (7), às 21 horas.
Também no Centro de Eventos Marissol, em Pontal, mas no sábado (8), o sertanejo em dose dupla fica por conta de Cezar e Paulinho e Thiago Carvalho. A dupla da velha guarda carrega ainda uma sonoridade que remete à nostalgia, mesmo se rendendo à modernidade da bateria e do teclado – sem deixar a sanfona e o violão de lado.
Já o mineiro Thiago Carvalho vem ganhando espaço com o apoio de um ícone do sertanejo, Leonardo. “Arranhando o Ajulezo”, em parceria com Wesley Safadão, é uma de suas obras mais ouvidas, lançada em DVD em 2013. O vídeo da música no YouTube tem mais de 13 milhões de visualizações. O mesmo ocorre com “Beijoqueira”, que conta com a participação de Simone Mendes: são 12 milhões de visualizações naquela plataforma de streaming. Com ele no palco, as baladas românticas não devem faltar para o público paranaense.
Com informação da Agência Estadual de Notícias