Nesta terça-feira, 19/11, a Polícia Federal deflagrou a operação Urutau, que visa combater o tráfico internacional de drogas na cidade de Paranaguá.
A ação foi desenvolvida visando a investigação de organização criminosa voltada à prática de tráfico internacional de drogas no Porto de Paranaguá em que os investigados fragmentaram quantidades de substâncias ilícitas com o objetivo de enviá-las para o exterior, principalmente para portos da União Europeia.
Durante as investigações foi possível constatar que no decorrer dos anos de 2023 e 2024 ocorreram apreensões de cocaína que estariam sendo colocadas em contêineres, utilizando o método Rip-on Rip-off, sendo que a organização criminosa, composta de 7 suspeitos promoveram, pelo menos, 11 “contaminações” no período de março de 2023 a agosto de 2024, totalizando mais de 400 kg de cocaína que seguiriam para países europeus.
Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em 2 estados, sendo na cidade de Paranaguá e Pinhais, no estado do Paraná, e na cidade de Itapoá, no estado de Santa Catarina.
Comunicação Social da Polícia Federal em Paranaguá