O paratleta parnanguara André Luiz Pires Mathias, de 18 anos, conquistou três ouros na maior competição internacional escolar do mundo, a ISF Gymnasiade. O evento foi disputado entre os dias 23 e 31 de outubro, no Bahrein.
André Luiz foi convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Ele conquistou o primeiro lugar nas modalidades de arremesso de peso, lançamento de disco e dardo.
A treinadora Silmara França, da Associação Paralímpica de Paranaguá (APP), também esteve presente no evento, onde fez parte da comissão técnica da equipe brasileira. “Foi uma competição tranquila, as provas aconteceram no período da tarde. Assim os atletas não sofriam com o clima e com o fuso horário. Nossa equipe de atletismo contou com três técnicos homens e eu de mulher e cada um ficou responsável por um grupo de atletas”, falou a treinadora.
“O André foi destaque com seus três ouros e uma marca excepcional no Disco”, destacou Silmara.
Por ser a primeira competição internacional, Silmara e André Luiz tiveram alguns desafios e aprendizados. “O maior aprendizado foi poder conhecer novas culturas e outras línguas bem como o costume do País anfitrião Bahrein que em seus hábitos não comem carne vermelha (a salvo a carne de cordeiro). A alimentação foi um desafio devido a pouca quantidade de proteína que é essencial para qualquer atleta. Mas por ser a primeira competição internacional faz com que ele tenha uma iniciação e ganhe mais experiência conhecendo como funciona a competição”, disse Silmara.
André Luiz se prepara agora para seu maior objetivo, que é a vaga para o Mundial. “Neste ano ainda temos o Campeonato Brasileiro de atletismo Paralímpico adulto, um desafio para subir no ranking Nacional. Neste campeonato ele passa por uma classificação internacional, o que o habilita a competir em 2025 em competições internacionais como o Mundial de Jovens e Parapan de Jovens”, enfatizou Silmara França.