Solidariedade: portuários do Paraná doam cabelos para campanha Outubro Rosa

Um gesto de solidariedade dos portuários do litoral paranaense marcou o encerramento da campanha Outubro Rosa 2024 na Portos do

Um gesto de solidariedade dos portuários do litoral paranaense marcou o encerramento da campanha Outubro Rosa 2024 na Portos do Paraná. Nesta segunda-feira (28), mais de 10 colaboradores doaram os cabelos no Palácio Taguaré, sede administrativa da empresa pública, para a confecção de perucas que serão entregues a mulheres que enfrentam o câncer de mama.

A primeira doadora foi a coordenadora de Sinalização, Balizamento e Monitoramento, Katlyn Eliege dos Santos. “De tempos em tempos, deixo o cabelo crescer e, depois, cortar bem curtinho para poder doar. Já fazia isso antes, mas desta vez deu certo para cortar bem na campanha. É uma forma de incentivar as pessoas a fazer a mesma coisa, desapegar um pouco do cabelo, que com o tempo cresce, e fazer uma boa ação ajudando outras pessoas”, explicou Katlyn.

“Minha mãe faleceu há pouco tempo de um câncer e sofreu bastante. Eu vi de perto o sofrimento que foi para ela tirar o cabelo. Acabou com a feminilidade dela, que ficou muito depressiva. Essa doação veio para ajudar as pacientes que passam por isso”, comentou Jhenyfer Miquelin, estagiária da empresa pública, que em homenagem à mãe cortou o cabelo para doação.

A perda de uma pessoa próxima também motivou a agente portuária Natália Araújo a participar da ação. “Esta é a segunda vez que doo meu cabelo e agora foi mais significante pois conheci a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Paranaguá e o Instituto Peito Aberto, e sei que vão fazer um bom uso do meu cabelo. Minha irmã não teve câncer de mama, mas o dela foi muito agressivo e não deu tempo de passar pelo processo da quimioterapia e usar peruca”, relembrou.

DESTINAÇÃO – Todas as doações foram de, no mínimo, dez centímetros de comprimento. O material arrecadado foi entregue para o Instituto Peito Aberto, que vai confeccionar e destinar as perucas para quem tanto precisa.

“A gente lembra que o Instituto Peito Aberto recebe doações de cabelo o ano inteiro e essa ajuda é sempre muito bem-vinda porque faz a alegria de muitas pacientes. Nós fazemos a elaboração das perucas e entregamos para aquelas que precisam”, disse Jiseli Martins Pirelli, voluntária e conselheira do Instituto Peito Aberto.

Assessoria Portos do Paraná
Foto: Cláudio Neves

Mais recentes

Rolar para cima