Alunos da Escola Bilingue para Surdos Nydia Moreira Garcez e da Escola Municipal Edite Lobo dos Santos (EJA) visitaram o Porto de Paranaguá, no Litoral do Paraná, nesta quarta-feira (02). Integrando o projeto Porto Escola, 17 crianças surdas e 21 pessoas com deficiência cognitiva conheceram a história portuária da região, ações sustentáveis para o meio ambiente local e medidas de segurança de trabalho. Ao todo, 11 professores acompanharam os grupos.
“Esta é a primeira vez que visitantes surdos ou com deficiência cognitiva vieram ao Porto Escola e para nós foi um aprendizado, adaptamos a linguagem, falamos mais devagar para o intérprete ter tempo de traduzir para a língua de sinais. Foi uma experiência bem bacana”, explicou a analista portuária da Portos do Paraná, Jaqueline Dittrich.
“Muitas vezes a gente trabalha esse tema lá na escola e eles não têm noção de como é. Por eles serem surdos, tudo se torna visual e vendo o porto com a nossa explicação sobre o tema é outra experiência. Eles não só imaginam, eles estão vendo, vivenciando”, explicou a professora Maurikeli dos Santos Gonçalves.
Ela traduziu a experiência do João Guilherme Pavanelli, de 10 anos. “O que eu mais gostei foi dos golfinhos, tinha bastante golfinho diferente”, enfatizou João.
A professora da Escola Edite Lobo Marcia Almindo comentou sobre a animação dos alunos. “Eles são sempre participativos. O atrativo é conhecerem a fauna, a flora, os mangues, a reciclagem e como ajudar o meio ambiente”, enfatizou.
Para o aluno Olliver Cordeiro, de 17 anos, esta não foi a primeira visita ao porto, local em que o pai dele trabalha. “É muito legal ver o porto de volta, né? Lembrar como a operação aqui exporta para o mundo inteiro. Eu gostei bastante da visita”, destacou Olliver.
Fonte: AEN-PR