O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda, já garantiu quase metade do valor estimado para a construção da Ponte de Guaratuba, liberando R$ 178 milhões para a obra. Isso representa cerca de 46% dos R$ 386,9 milhões orçados para criar a tão esperada ligação entre as cidades de Matinhos e Guaratuba, no Litoral do Estado. Desse valor, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), ligado à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil), empenhou mais de R$ 108 milhões para a obra apenas em 2024.
Os empenhos correspondem à reserva de dinheiro do orçamento destinada para o pagamento de bens e serviços contratados. Na prática, isso significa que parte dos custos totais da obra já está separada e deve ser liberada à medida que os trabalhos avancem.
O levantamento mais recente do DER aponta que a construção da ponte já está quase 15% pronta em que R$ 55 milhões foram executados para o pagamento de pessoal, materiais e maquinários. Na atual etapa dos trabalhos, estacas de concreto de 470 toneladas estão sendo instaladas no trecho marítimo da baía de Guaratuba. Até o momento, 14 de 64 dessas estruturas já foram construídas.
“O empenho desse montante é resultado de um trabalho que a Diretoria de Orçamento Estadual (DOE), ligada à Secretaria da Fazenda (Sefa), vem realizando ao coletar saldos orçamentários disponíveis e os direcionando para as demandas prioritárias do Governo”, explica o diretor do Orçamento Estadual, Tadeu Cavalcante. “E a Ponte de Guaratuba é, sem dúvida alguma, uma delas”.
A Ponte de Guaratuba é uma das grandes conquistas do Governo do Paraná e uma demanda antiga de quem vive na região. Viabilizada com recursos do Tesouro Estadual, ela vai facilitar o tráfego entre os dois municípios. Há décadas, moradores e turistas dependem do ferryboat para fazer o trajeto.
“A entrega deste empreendimento trará bastante conforto para toda a população paranaense”, antecipa o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, destacando o quanto as balsas historicamente se tornaram um gargalo no fluxo de pessoas na região, sobretudo durante a alta temporada. “Então, por essa razão, é fundamental que a gente conclua a construção da ponte o quanto antes, evitando grandes transtornos e permitindo que esse já o litoral seja ainda mais utilizado por todos”.
Os 1.244 metros da estrutura contarão com quatro faixas de tráfego e mais duas de segurança, além de barreiras rígidas em concreto, calçada com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades. O projeto ainda inclui mais 1.800 metros de acessos nas duas cidades, além da implantação de vias locais e conexão à Estrada de Cabaraquara.
Fonte: AEN-PR