Neste domingo (10), às águas da Baía de Paranaguá, foram palco de uma grande demonstração de amor e fé com 19ª edição da Procissão Marítima em devoção a Nossa Senhora do Rocio. O evento envolveu a participação fervorosa de mais de 1500 devotos.
Com saída da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, a celebração reuniu embarcações de diversos tamanhos, incluindo barcos de pesca, lanchas e até jet ski, em um trajeto histórico que remonta à primeira aparição da imagem da padroeira do Paraná, datada de 1648.
O reitor do santuário, padre Dirson Gonçalves, agradeceu a todos que participaram e destacou a importância do apoio da Capitania dos Portos e do capitão Anderson Melo que acompanhou desde as primeiras reuniões para garantir a organização da procissão. Em seu discurso, o padre expressou gratidão pelo suporte da Marinha do Brasil, fundamental para a realização segura e bem-sucedida do evento.
O vereador e devoto de Nossa Senhora do Rocio, Luizinho Maranhão, também enalteceu o esforço das Forças Armadas, além do apoio do Prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque e da secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn. Ele ainda ressaltou a união e a alegria de todos os envolvidos, reforçando a promessa de que a próxima edição será ainda melhor.
Além de sua expressão de fé, o evento também teve um caráter social, com a venda de mais de 850 camisetas alusivas à procissão, cuja renda será revertida para a manutenção do santuário.
A procissão foi finalizada com a imagem de Nossa Senhora do Rocio sendo conduzida até o santuário onde os fiéis puderam se aproximar e demonstrar sua devoção, em um momento marcado pela emoção e pela união de toda a comunidade.
Apoio nas informações: João Ricardo Mura